domingo, 17 de janeiro de 2010

O ciclo menstrual.

O ciclo menstrual corresponde à duração temporar entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da mesntruaçao seguinte. O ciclo pode durar entre 21 e 35 dias, mas normalmente são 28 dias.

Durante este ciclo, o corpo experimenta 4 fases:

Fase 1: O período: É libertada uma pequena quantidade de sangue juntamente com o revestimento interior do útero(endométrio), durante aproximadamente 5 dias
(por norma).
Fase 2: Pré- ovulação: Após último dia do período (do 6º ao 13º dia), o ovário começa a produzir os estrógenos que vão amadurecer o óvulo. O útero fica mais grosso e rico em sangue, para alimentar o embrião
, caso ocorra uma gravidez.
Fase 3: Ovulação: Por volta do 14º ou 15º dia antes do novo período, o óvulo termina o amadurecimento e é libertado do ovário, sendo captado por uma das trompas de Falópio. Os dias mais férteis da mulher costumam ser os compreendidos entre o 12º e o 16º.
Fase 4: Pós-ovulação: O óvulo maduro encontra-se na trompa de Falópio, viajando até ao útero. Se não for fecundado por um espermatozóide, desintegrar-se-á. O revestimento do útero deixa de ser necessário e sairá pela vagina, ocorrendo novamente o período. Esta fase dura 14 dias e, quando terminar, inicia-se um novo ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário